Biolúdica: voltar


SubirA Sociedade Científica para Estudo dos B resolveu promover um encontro no Rio de Janeiro, enviando para lá um especialista em cada espécie de B. A comissão organizadora teve grande dificuldade de arranjar um local para abrigar todos os representantes pois seria necessário um local com duas vezes e meia a alegada capacidade do Maracanã. Qual é o ser vivo estudado por essa Sociedade?
Assim como ninguém sabe ao certo qual é a capacidade do Maracanã, ninguém sabe ao certo quantas espécies existem no planeta. Alega-se que a capacidade do Maracanã seja de 200 mil pessoas, apesar de haver grandes controvérsias sobre o tema. Quanto às espécies, até hoje, foram descritas pela ciência cerca de 1,5 milhões. Deste total cerca de 53% são espécies de insetos. A Sociedade Científica para Estudos dos B estuda os besouros, que totalizam, até o momento, aproximadamente 500 mil espécies.
SubirVocê naufragou numa ilha deserta, mas – que sorte! - você possui papel e uma garrafa pet. Você sabe que sua garrafa pode atravessar oceanos ao sabor das ondas e das correntes. Animado, você escreve uma mensagem pedindo socorro, coloca dentro da garrafa e, depois de muita reza, solta ela na água. Sua garrafa atinge uma costa habitada, mas você não é salvo... por que?
Não fique triste, não é uma questão pessoal, é global! Não se trata de descaso com você, e sim com o planeta: com a quantidade de lixo, incluindo garrafas pet, espalhadas pelas praias e pelos mares, a possibilidade de alguém dar bola para a sua garrafa é inexistente.
SubirA região metropolitana de São Paulo é conhecida por ser, entre outras coisas, uma das áreas mais violentas do país. Por exemplo, em 1998, 10.116 pessoas foram assassinadas. Porém, um número maior, 10.844 pessoas, foram indiretamente assassinadas. Será um mistério? Precisaremos da ajuda de Sherlock Holmes para decifrá-lo?
Infelizmente, não se trata de um mistério, essas pessoas morreram vítimas de diarréia, doença derivada das más condições da água e do saneamento básico. No Brasil, esse tipo de doença mata mais que a AIDS. Talvez precisássemos do auxílio desses detetives para saber para onde vai o dinheiro que deveria ser gasto com saneamento básico e acesso à água em boas condições...
SubirQuando as esquadras portuguesas entraram na Baia da Guanabara, nosso antepassados lusitanos mal tiveram tempo de se deslumbrar com a visão da Mata Atlântica, pois estavam muito preocupados em não esbarrar nos diversos obstáculos existentes na Baía. Que obstáculos eram esses? O que poderia fazer com os portugueses desviassem a vista das montanhas e da floresta que fazem, até hoje, do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa?
BALEIAS
SubirSe o McDonald's quisesse produzir uma torta de maça com cada uma das variedade de maças existentes hoje nos Estados Unidos teria que produzir 1050 diferentes tortas de maça. Daria um imenso trabalho, mas esse trabalho diminuiria a cada dia. Por que? Será que a linha de produção do McDonald's é tão eficiente?
Pode ser que o McDonald's tenha uma linha de produção eficiente, mas a maior razão para o trabalho diminuir a cada dia é o desaparecimento das variedades de maças. Desde o começo do século 85% das 7 mil variedades de maças norte-americanas desapareceram. A diversidade de muitas outras espécies usadas na alimentação humana tem diminuído acentuadamente, o que certamente trará problemas para a alimentação no futuros, pois é nessa diversidade que reside a possibilidade de resistir a doenças e pragas.
Home Home Ir para Nossos Jogos Ir para Página Principal Ir para a Página Principal